Depoimentos

Aqui alguns depoimentos de pessoas que participaram de nossos cursos sobre a Abordagem Pikler.

Quando ouvi falar sobre a Abordagem Pikler, inicialmente, minha filha mais velha estava com 4 anos. Achava tudo muito interessante, mas tinha uma idéia de que era um conhecimento a ser aplicado apenas no cuidado com bebês. 

Quando tive meu segundo filho e fui estudar mais a fundo, percebi que, na verdade, a ciência dos pequenos detalhes, como é chamada, ao falar sobre o respeito ao tempo e ao corpo dos bebês e crianças pequenas, traz para a consciência daquele que estuda e pratica, muita coisa sobre sua própria constituição. E isto nos traz um olhar mais respeitoso não só para os cuidados com nossos filhos, sejam eles de que idade forem, como para todas as nossas relações. É um aprendizado muito valioso, que tem muito a contribuir para a construção de uma sociedade com valores mais humanos.

Milene Lima Sefair Verdussen, mãe da Clara, 7 anos e mãe do João, 2 anos.

A nossa história com Valéria Serrão tem um longo percurso. Temos uma parceria de trocas e contribuições pedagógicas de longa data. Foi ela quem nos apresentou a Emmi Pikler,  que nos encantou  com esta abordagem que fazia par com tudo que a Escola Infantil Novo Espaço-JF já acreditava. A partir daí, participamos de vários congressos, compramos vários livros e conhecemos mais sobre abordagem. O passo seguinte foi apresentar e encantar ao time de funcionários da escola. Daí mais um momento de parceria com Valéria Serrão, tivemos vários workshops para o encantamento e engajamento da equipe, para, em seguida, ofertarmos também aos pais da nossa escola, pois quem mais ganha com esta Abordagem são as crianças. Fizemos mais momentos na escola com a Giramor, que foi bastante expressiva o entendimento desta abordagem e da preocupação com uma infância feliz de nossas crianças.

Wilza Chaves, diretora da Creche Escola Novo Espaço em Juiz de Fora – MG

Quando comecei a participar do grupo de estudos sobre Pikler, encantei-me logo no início. Percebi uma forma diferente de cuidar da criança, valorizando sua autonomia e desenvolvimento natural e as consequências positivas que isso traz para a própria criança. Mas, ao aprofundar, fui percebendo muito mais que isso: percebo minhas atitudes como mãe e tento adequá-las ao que acredito (de acordo com a abordagem Pikler). Além disso, frequentemente, deparo-me com situações que remetem à minha infância e explicam minha forma de agir em vários momentos, inclusive hoje, depois de adulta. Sou muito grata à Valéria pela oportunidade de conhecer essa abordagem que tornou-se tão determinante em minha vida.

Elaine Albano, supervisora de RA, mãe de dois adolescentes, Jean e Jefferson.

Iniciar essa trajetória dos novos conhecimentos relacionados à primeira infância, principalmente através das contribuições da Emmi Pikler na Escola Novo Espaço foi de fundamental importância.  E a Valéria serrão  da Giramor foi uma foi uma das precursoras fundamentais para este novo olhar, contribuindo de maneira significativa para o  aprofundamento da equipe nestes conhecimentos! Isto nos fez enxergar a primeira infância de uma outra forma, por exemplo, sobre a trajetória do bebê e das suas conquistas, o conhecimento do seu corpo, o brincar livre e seus benefícios, desconstruindo essa visão de que o educador precisa intervir o tempo todo no desenvolvimento da criança.

Elisângela Gonçalves, diretora da Creche Escola Novo Espaço, em Juiz de Fora – MG

Sempre tive afinidade com o ensino para crianças. Aprendi a trabalhar como professora do infantil no dia a dia, sempre me entregando à experiência, mas minhas ações eram muitas vezes intuitivas. Às vezes errava e às vezes acertava.
Em 2018 fui convidada para participar do grupo de estudos sobre a abordagem Pikler. Nunca tinha ouvido falar sobre, mas me despertou curiosidade. Me aprofundar no conhecimento sobre o desenvolvimento infantil me abriu muitas portas no trabalho, mesmo depois de quase 10 anos de profissão. Passei a entender muitas coisas, enxergar novos pontos de vista e aprendi a tomar decisões de forma mais consciente. Além disso, também me gerou uma nova compreensão de vida no campo pessoal, fui capaz de me ver através das experiências que tive durante a infância.
Eu saio do grupo renovada, aprender sobre a abordagem me deixa mais leve, me faz respirar profundamente e sou muito grata por essa oportunidade. Todos deveriam conhecer, é especial, profundo e transformador.

Raphaela Haberbosch, participante do grupo “Piklerian Beginnings”

Tive a ótima oportunidade de participar de dois ciclos de estudos sobre a Abordagem Pikler, com a Profª Valéria Serrão, aqui em Juiz de Fora. O que me atraiu foram as reflexões/orientações muito sábias e profundas sobre a importância e mesmo urgência de compreendermos melhor a natureza da criança, principalmente na primeira infância, quando sua inocência/insuficiência deixa-a à mercê dos cuidados dos adultos, não podendo, portanto, prescindir de tratamento adequado, sob pena de sofrer prejuízos sérios no seu desenvolvimento emocional. Esses estudos me satisfizeram amplamente, abrindo-me visão inteiramente nova sobre a criança pequena, os riscos de sofrimento quando sob cuidados inadequados e a vantagem/urgência de ela ser mais bem compreendida e amada como garantia de seu crescimento harmônico, saudável e feliz.

Lúcia de Mendonça Cyranka, professora da Faculdade de Educação da UFJF, mãe e avó.

Cada módulo do seu workshop foi para mim e para minha equipe mais que uma formação, foi TRANSFORMAÇÃO. O modo como se vê a infância depois de receber seus conhecimentos, ainda que já se tenha uma visão humanizada, nunca mais é o mesmo. Nosso trabalho se tornou ainda mais atento, mais respeitoso, bem mais eficaz e repleto de sentido. Parabéns pelo seu excelente trabalho que nos deixou ainda mais apaixonadas pelo que fazemos.

Thayanne Portuense, Vila Bem Te Vi em Belo Horizonte, MG, mãe da Maria e da Serena.